terça-feira, 1 de março de 2011

 Durante o meu percurso profissional tenho-me debatido com o problema do nível socioeconómico e do insucesso escolar. Considero que se todos percebessem essa relação alguma coisa poderia ser feita em prole do sucesso acessível a todos ao invés de compararmos médias em rankings que se ficam pelas meras listas e não levam a reflexões.


Ver Artigo:
Insucesso escolar: A importância do nível socioeconómico e do género


Resumo: Este estudo pretende verificar se existe veracidade sob a ideia tão difundida na opinião pública de que as raparigas são melhores alunas que os rapazes. Partindo do pressuposto de que nem a categoria «rapariga» nem a categoria «rapaz» são homogéneas estas categorias foram estudadas em relação com o nível socio-económico. Para tal, analisou-se se existia uma relação entre as classificações escolares e o sexo e nível socio-económico dos alunos. Realizaram-se diversos procedimentos estatísticos que compararam: (1) rapazes e raparigas do mesmo nível socio-económico e de níveis socio-económicos diferentes; (2) as raparigas dos diferentes níveis socio-económicos e os rapazes dos diferentes níveis socio-económicos. Os resultados deste estudo são discutidos em função dos pressupostos teóricos e da política educativa relativa à igualdade entre sexos e classes sociais.

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