segunda-feira, 16 de maio de 2011

TANGRAM

Uma das aulas mais divertidas foi a que fizemos várias figuras com as peças de Tangram


1º Passo: A construção do Tangram

 


 2º Passo:
Distribuídas imagens, cada aluno teve de as recriar com as suas peças de tangram e colar a sua preferida numa folha branca.







3º Passo: Exercícios de geometria 

(Retirados no endereço: http://4pilares.zi-yu.com/?page_id=382 )

  • Construir o quadrado mais pequeno possível
2_quadrado_com_3_pecas.png
  • Construir um quadrado com 4 peças
2_quadrado_com_4_pecas.png
  • Construir um quadrado com 5 peças
2_quadrado_com_5_pecas.png

  • Construir um rectângulo com 3 peças
2_rectangulo_com_3_pecas.png
  • Construir um rectângulo com 4 peças
2_rectangulo_com_4_pecas.png
2_rectangulo_com_4_pecas_2.png
  • Construir um rectângulo com 5 peças
2_rectangulo_com_5_pecas_2.png
  • Construir um rectângulo com 6 peças
2_rectangulo_com_6_pecas.png
  • Construir um rectângulo com 7 peças
    • Exemplos:
2_rectangulo_com_7_pecas_1.png
2_rectangulo_com_7_pecas_2.png
  • Construir figuras geométricas, com 7 peças, e identificá-las.
2_trapezio.png
2_triangulo_1.png
2_triangulo_2.png
tangram-preto.png
2_hexagono.png
2_isto.png
2_rectangulo_com_7_pecas_1.png
2_rectangulo_com_7_pecas_2.png
Actividades onde se exploram os lados e as simetrias:
  • Agrupar as peças pelo número de lados e ver quantos conjuntos formam.
3_conjunto_de_3_lados.png
3_conjunto_de_4_lados.png
  • Construir uma figura geométrica com 5 lados.
3_figura_geometrica_com_5_lados.png
3_figura_com_maior_numero_de_lados_possivel.png
  • Construir figuras simétricas.
3_figuras_simetricas.png
3_figuras_simetricas_2.png
3_figuras_simetricas_3.png


Actividade de exploração com os desenhos de várias imagens, com 7 peças. Nesta etapa é recomendado que as imagens sejam dispostas para as crianças num tamanho consideravelmente grande, através de um retroprojector, por exemplo. Não se deve apresentar às crianças as imagens em mancha, mas sim com as peças espaçadas entre si.

  • Criar diferentes imagens utilizando sempre o mesmo numero de peças e não as sobrepondo.
  • Realizar actividades de exploração livre (formas, texturas, tamanhos)
  • Construir diferentes e diversas figuras
  • Identificar e construir formas geométricas
  • Desenvolver a noção de espaço
  • Explorar o espaço
  • Desenvolver o raciocínio lógico-matematico
  • Desenvolver a concentração e a atenção
  • Desenvolver a criatividade e a imaginação
  • Permite o trabalho cooperativo entre várias crianças



Bom trabalho!

Nenhum comentário:

Postar um comentário