terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Texto Criativo - a Cadeira

Pedi aos meus alunos que escrevessem um texto:

"Imagina que és uma velha cadeira. Fala um pouco sobre a tua vida: onde vives, a quem pertences, o que vês, o que ouves..."



Os textos (que considerei bastante originais, tendo em conta os trabalhos habituais destes alunos) foram lidos aos colegas, copiados para o Magalhães e afixados numa cadeira antiga.

Eis alguns exemplos:


Eu sou uma velha cadeira que vivo numa igreja. Em mim sentam-se as pessoas da aldeia que vêm rezar. Eu ouço as orações de cada um e, aos domingos, participo sempre na missa que o senhor padre dá.
Carlos

A minha vida foi passada num hospital.
Em mim sentavam-se muitas pessoas e eu ouvi muitas queixas: as crianças choravam doentes, os pais queixavam-se de muito esperar e os idosos lamentavam-se de dores. Os médicos e enfermeiros não paravam de correr de um lado para o outro.
Tive uma vida muito cansativa e, quando cheguei ao fim já não me aguentava das pernas!
Lara S.


Eu sou uma cadeira muito velha e vivo no mais antigo Mc Donalds, onde já se sentaram crianças que agora são pais.
A sala onde estou agora é muito colorida, onde há desenhos nas paredes e mesas de vários feitios. Eu gosto de viver aqui porque vejo muitas crianças felizes que abrem surpresas e, às vezes, as deixam aqui para mim.
Ouço histórias tão divertidas que até eu que sou uma cadeira, começo a rir.
Ana Beatriz


Se eu fosse uma cadeira gostava de viver num restaurante, porque é um local de convívio. Quem se sentaria seriam os clientes. Iria ouvir falar sobre trabalho, assuntos do dia a dia e desabafos pessoais.
Acho que seria muito divertido ser cadeira.
Beatriz C.
Apesar de eu ser uma cadeira velha vivo numa casa nova.
Fui trazida por uma senhora para os filhos e netos. Eu não gosto que as crinças se sentem em cima de mim porque eles baloiçam, calcam-me e estragam-me. Os adultos já se sentam bem e nunca me magoam. Eu gosto muito de ouvir as conversas deles ao serão, porque são longas e interessantes.
Um dia gostava de ir para um museu, porque assim ninguém se podia sentar em cima de mim.
Francisco
Sou uma velha cadeira mas apenas em idade, porque ainda estou em bom estado. Sou de madeira castanha e sou confortável.
Vivo numa aldeia, em casa de uma avó. Como sou muito fofinha a gata Tareca dorme todas as tardes ao meu colo. Quando as vizinhas aqui vêm eu ouço tudo sobre as vidas delas, e quando os netos vêm visitar a avó é muito divertido.
Gosto muito da minha vida de cadeira.
Maria Inês
Eu sou uma velha cadeira que vivo no quarto, onde ouço música.
Todos os dias a minha madrinha se senta em cima de mim a ler livros e eu gosto tanto daquelas histórias. Ela trata-me muito bem porque me limpa todas as semanas e eu fico ainda mais bonita.
Gosto de ser cadeira com esta vida calma e agradável.
Ana Lúcia


Se eu fosse uma cadeira gostava de ter sido de um rei ou de um príncipe.
Ajuda-os a descansar depois das lutas ou dos bailes.
Se depois fosse para um museu as pessoas iam lá só para me ver e diziam coisas bonitas como: - Olha a cadeira onde o rei se sentava, deve ser de ouro!
Era bom ser cadeira importante, porque tinha orgulho de ser quem era.
Cláudio M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário