domingo, 13 de março de 2011

Simetrias

Descrição da aula dada

A professora iniciou o tema abordando os alunos acerca dos seus conhecimentos relativos aos termos “Simetria” e “Eixo de Reflexão”.
Depois de exporem as suas ideias, os alunos observaram trabalhos realizados em aulas anteriores, tais como o borrão simétrico e as mascarilhas de carnaval realizadas em Expressão Plásticas e trabalhadas na área de Língua Portuguesa.






- Exploração da aplicação de simetria do Primary National Strategy.

Aplicação de Simetrias (Primary National Strategy)

Os alunos observaram a aplicação no Magalhães, seguindo as indicações dadas pela professora, através do projector.

Cada aluno marcou pequenos quadrados de forma a compor um desenho. De seguida, ao clicar num botão, a aplicação mostrou o reflexo desse desenho, apresentando uma imagem simétrica com um eixo vertical. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar desenhos livres, vendo automaticamente a reflexão.

Foram relembrados os conceitos de Eixo de Reflexão e a professora mostrou, na aplicação, um eixo horizontal. Cada aluno alterou as definições da aplicação utilizada e repetiu a tarefa anterior, com um desenho livre.


-
Utilização de geo-refletores numa ficha de trabalho.
Depois de explicadas as regras de utilização do geo-refletor, cada aluno teve a oportunidade de o manusear, cumprindo a tarefa proposta na ficha de trabalho.
Aos alunos com maiores dificuldades, foi distribuída uma ficha com menos um exercício. 
Ficha para trabalhar com georefletor





- TRABALHO PARA CASA
A aula terminou com a explicação e distribuição da ficha de trabalho de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário