Descrição da aula dada
A professora iniciou o tema abordando os alunos acerca dos seus conhecimentos relativos aos termos “Simetria” e “Eixo de Reflexão”.
Depois de exporem as suas ideias, os alunos observaram trabalhos realizados em aulas anteriores, tais como o borrão simétrico e as mascarilhas de carnaval realizadas em Expressão Plásticas e trabalhadas na área de Língua Portuguesa.
- Exploração da aplicação de simetria do Primary National Strategy.
Cada aluno marcou pequenos quadrados de forma a compor um desenho. De seguida, ao clicar num botão, a aplicação mostrou o reflexo desse desenho, apresentando uma imagem simétrica com um eixo vertical. Os alunos tiveram a oportunidade de experimentar desenhos livres, vendo automaticamente a reflexão.
Foram relembrados os conceitos de Eixo de Reflexão e a professora mostrou, na aplicação, um eixo horizontal. Cada aluno alterou as definições da aplicação utilizada e repetiu a tarefa anterior, com um desenho livre.
-
Utilização de geo-refletores numa ficha de trabalho.
Depois de explicadas as regras de utilização do geo-refletor, cada aluno teve a oportunidade de o manusear, cumprindo a tarefa proposta na ficha de trabalho.
Aos alunos com maiores dificuldades, foi distribuída uma ficha com menos um exercício.
Ficha para trabalhar com georefletor - TRABALHO PARA CASA
A aula terminou com a explicação e distribuição da ficha de trabalho de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário